Mau hálito: 90% dos casos têm origem na boca

25 de outubro, Dia do Cirurgião Dentista
20/10/2011
Entrevista na CBN Diário no Dia do Dentista
27/10/2011

Mau hálito: 90% dos casos têm origem na boca

Tudo mundo sofre de mau hálito ocasionalmente. Mas, pelo menos 25% da população convivem com o problema permanentemente – o que acaba afetando as relações pessoais e profissionais.

Apesar de ser atribuída a uma dezena de fatores – desde estresse até doenças do aparelho digestório –, cerca de 90% dos casos de halitose têm origem na cavidade bucal. “Distúrbios nas vias aéreas superiores, metabólicos, hormonais, hepáticos, renais e até mesmo hipovitaminoses devem ser levados em consideração no diagnóstico da halitose. Entretanto, o que geralmente encontramos são infecções periodontais, inflamação gengival, próteses mal adaptadas, e, principalmente, desvios de padrão salivar que – juntos ou não – culminam no indesejável mau hálito”, diz Celi Vieira, cirurgiã-dentista que vai coordenar o Fórum “Fatos e Mitos sobre Halitose” no próximo Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (30º CIOSP), em janeiro, promovido pela Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD).

Na opinião da especialista, o cirurgião-dentista é o profissional mais indicado a diagnosticar o problema, apresentando ao paciente as possíveis causas e, principalmente, as formas de tratamento. “O mau hálito ainda provoca muito constrangimento social. Até mesmo quem tem intimidade com o paciente, como namorada, cônjuge, irmãos e filhos, muitas vezes evita falar abertamente sobre o assunto. E o pior é que, caso ninguém a alerte, como a pessoa acaba se acostumando com o odor do próprio hálito, pode passar anos sem se tratar”.
Fonte: www.odebate.com.br (15/10/2011)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *