Invisalign





Doutora Leda Monguilhott
Selos de qualificação: Invisalign Doctor Gold

PA - Palestrante
AC - (artigo científico) por ter caso apresentado na Galleria Internacional
CI- Participação em curso internacional
CN - Participação em curso nacional
ABOR - Sócio da Associação Brasileira de Ortodontia
Membro do grupo Premier Smile Brasil (Grupo de estudos)

Sistema Invisalign: uma alternativa ortodôntica estética
A preocupação com a estética, na Odontologia, fez com que fossem encontrados meios de alinhar os dentes de uma maneira mais imperceptível possível. Em busca deste desejo, de corrigir os dentes de uma maneira mais “Invisível”, mais estética e confortável, surgiu o Invisalign. Vamos tirar suas dúvidas?

1. O que é INVISALIGN?

Invisalign é um sistema de tratamento ortodôntico, que consiste de uma serie de alinhadores removíveis . Através de um sistema computadorizado (3D) , o plano de tratamento virtual gerado, através de um programa chamado Clincheck da Align Technology, permite mostrar uma serie de movimentos que irão ocorrer nos dentes. Pelos resultados mostrados no Clincheck (simulação) , após uma avaliação cuidadosa do Ortodontista e aprovação do tratamento em questão, os alinhadores são produzidos especialmente para o paciente. Alinhadores são feitos com um plástico (acetato) transparente e resistente, que é praticamente invisível ,quando encaixado em seus dentes.

2. Como Invisalign promove o movimento dentário?

No caso do aparelho fixo, os bráquetes e fios, promovem o movimento dentário. No caso dos alinhadores Invisalign (plaquinhas) , eles movem os dentes não só através de uma força controlada mas com controle também do tempo em que a força é aplicada. Os movimentos são determinados pelo plano de tratamento ortodôntico prévio. Sabemos quando e o quanto vão se mover. Os alinhadores são designados para mover os dentes sendo que, cada alinhador é trocado 2x ao mês, e dependendo do caso e cooperação do paciente, podem ser trocados 1 x por semana. Assim, os dentes irão gradualmente se mover, em busca do objetivo desejado.

3. Indicações:

Maloclusões com alinhamentos leves e moderados ( 1 a 5 mm);
Arcos atresicos;
Trespasse aumentados;
Diastemas (espaços entre os dentes)

4. Vantagens:

- Estético por ser transparente
- Removível e assim é removido para se alimentar
- Confortável pois não tem fios e nem metais
- Higiênico pois se remove para limpar
- Tempo de cadeira nas consultas é menor
- Não altera a fala
- É possível ter a avaliação do resultado final do tratamento através do setup (simulação)

5. Desvantagens:

Depende da cooperação do paciente. Existe limitação nos casos de correção das discrepâncias esqueléticas , podendo ser necessário, auxílios de acessórios fixos antes ou após o tratamento cirúrgico.

6. Este sistema existe desde quando?

A Align Technology existe desde 1997 e muitas pesquisas foram feitas e continuam a cada ano, aprimorando cada vez mais a técnica. 1.000.000 de sorrisos já foram beneficiados com o Invisalign.

7. O que é necessário para trabalhar com Invisalign?

É preciso fazer um credenciamento, para ter capacitação para trabalhar com este sistema e se tornar um Invisalign doctor s