Prevenção é o remédio contra o câncer bucal

Consumo excessivo de frutas ácidas pode causar erosão dental
07/11/2011
Aparelhos discretos com tratamentos rápidos são cada vez mais utilizados
23/04/2017

Prevenção é o remédio contra o câncer bucal

A prevenção ainda é o melhor remédio contra o câncer bucal, que atingiu no ano passado 14.120 pessoas no País, sendo 10.330 homens e 3.790 mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Higienização constante e adequada, uso de protetor solar e chapéu são formas simples de se evitar a doença ou mesmo diagnosticá-la no início.

O câncer bucal pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de dois centímetros de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não), manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na parte interna da boca etc. Em estágio avançado, pode surgir dificuldade para falar, mastigar e engolir, emagrecimento acentuado, dor e caroço no pescoço.

Segundo o diretor-geral de Assistência Odontológica da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, Dr. Sérgio Augusto Ciantelli, além dos cuidados com certos hábitos nocivos, como o fumo e o álcool, as pessoas, também, precisam visitar o dentista periodicamente para a realização de exames de rotina. O profissional destaca que a incidência de câncer na terceira idade tem aumentado muito nos últimos tempos, por isso a importância da prevenção. “Quando a doença é diagnosticada no início, as chances de cura são muito maiores”, reforça.

Pessoas com maior risco para o câncer bucal (homens com mais de 40 anos, com dentes fraturados, fumantes, que bebem álcool e que usam próteses mal ajustadas) devem fazer anualmente o exame clínico da boca com médicos ou dentistas treinados nos centros de saúde.

Em Rio Claro, a rede pública oferece atendimento odontológico em nove Unidades de Saúde da Família, nas seis Unidades Básicas de Saúde, nos três Centro de Especialidades Odontológicas (CEOs), no Pronto Atendimento do Cervezão, no Serviço de Atendimento Especializado, no Centro de Habilitação Infantil, no Serviço de Atendimento ao Servidor e na unidade móvel (trailer), além de escolas.

Os atendimentos nas unidades são feitos mediante agendamento. São oferecidos trabalhos de clínica geral e especialidades. Para o atendimento nas especialidades é necessário pedido feito pelo dentista que atendeu o usuário nas unidades de saúde ou nas escolas. Vale ressaltar que dentro do atendimento realizado no CEO II é oferecido o atendimento para a prevenção de doenças da boca, como o câncer bucal. Esse trabalho é realizado em parceria com a Unicamp – Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *